Teoria Contábil

Teoria Contábil "Conjunto de principios da ciência da contabilidade positivados pela Doutrina, ou seja, opiniões sistematizadas por conjuntos de informações que tem por objeto o conhecimento cientifico, visando explicar os seus condicionamentos, sejam eles tecnológicos, históricos, linguisticos ou sociais." -- Moderno Dicionario Contábil da Retaguarda à Vanguarda -- Hoog Zappa --

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Epistemologia contábil

Epistemologia - do gr. epistéme, ‘ciência’; ‘conhecimento’, + o + logia. Conjunto de conhecimentos que têm por objeto o conhecimento científico, visando a explicar os seus condicionamentos.

Em 1836 a Academia de Ciências da França entendeu que a Contabilidade era uma ciência social. Apesar de utilizar métodos quantitativos, não se constitui em uma ciência exata, ou matemática, pois se ocupa de fatos decorrentes da ação humana.

Para podermos perceber o que torna a Contabilidade uma ciência social aplicada a Academia de Ciências da França analisou os requisitos para classificação de uma ciência.

1.Objeto de estudo próprio: a Contabilidade se ocupa do estudo do patrimônio de uma determinada organização;
2.Estuda fenômenos com precisão: a Contabilidade trabalha com análise da liquidez, retorno do investimento etc.;
3.Possui metodologia própria: a Contabilidade utiliza os métodos fenomenológico e indutivo;
4.Permite projeções: a Contabilidade executa orçamentos de vendas, produção, custos, etc.;
5.Possui teorias próprias: na Contabilidade temos a teoria Aziendas, teoria do lucro, teoria da liquidez, etc.;
6.Possuem correntes doutrinarias: na Contabilidade temos contismo, personalismo, aziendalismo, controlismo, patrimonialismo e etc.

De modo que em 1836, Coffy, da Academia de Ciências da França reconhece o caráter social da Contabilidade, afirmando que seus métodos possuem uma verdadeira importância social. Para Sá* (1999) “o homem em sociedade, o patrimônio do homem a serviço dele, o patrimônio do homem a serviço da sociedade parecem ser fortes conexões que alimentam uma justa classificação dos estudos contábeis no campo social”.

* (Prof. Antonio Lopes de Sá: Mineiro e importante pesquisador no campo da ciência contábil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONHECENDO AS TEORIAS

São inúmeras teorias que precisam de estudos cuidadosos para nossa evolução contábil. Com o intuito de contribuir para essa evolução o blog passará a publicar uma série de artigos intitulados “CONHECENDO AS TEORIAS”. Não haverá uma ordem especifica para as publicações dos artigos, mais é relevante lembrar que os artigos dessa série serão publicados sempre do ponto de vista teórico qualquer outro aspecto não teórico que se julgar relevante será publicados em artigos alheios para esclarecimento adicional.

Vídeos - Teoria da Contabilidade

Loading...